Mas não fomos com o corretor. Tratar direto com a proprietária. Talvez fosse até melhor. Tocamos o interfone:
- Boa tarde, eu vim visitar o apartamento à venda, marquei com a senhora hoje...
- Comigo ninguém marcou não.
- Marquei sim, conversamos ainda há pouco, a senhora até me disse para vir antes das seis.
- Eu não me lembro não, falei mesmo com você hoje? Ah, eu me lembrei, falei sim! É que veio outra pessoa, pensei que você fosse a outra pessoa que já tinha vindo. Espere um pouco que vou descer.
Esperei. Apareceu uma mulher muito branca, de cabelos muito amarelos enrolados em volta de toda a cabeça, com vários grampos.
- Oi, vamos subir. Esse prédio é muito bom, vale a pena morar aqui, perto da delegacia, o edifício foi pintado por fora e em breve será pintado por dentro, a síndica está organizando isso.
As palavras dela contrastavam com o que se via.
- Eu moro aqui em outro apartamento, esse à venda estava alugado. Precisa de uma reforminha, mas é coisa simples.
Ela abre a porta do apartamento. O primeiríssimo cômodo que se destaca com uma enorme entrada, à direita, é o banheiro. Ou seria a lavanderia? Olhando melhor, era os dois: um banheiro com vaso, chuveiro e um tanque. Com varalzinho do lado de fora da janela.
- Aqui foi feita uma reforma há uns 20 anos, aí juntaram o banheiro com a lavanderia, mas é muito bom, vocês podem ver como bate sol o tempo todo e a máquina de lavar pode ser colocada ao lado do chuveiro.
Fomos entrando na sala.
- Vejam que sala grande; o único problema é que eu não conseguia acabar com as pulgas, passei veneno três vezes e essas pulgas não iam embora, mas agora parece que sumiram, elas ficavam no taco, sabe...
E um exército derrotado de baratas jazia no chão junto às invisíveis pulgas mortas - ou não. Deu-me uma vontade louca e quase incontrolável de levantar as barras da calça enquanto desviava dos corpos.
- Aqui é a cozinha, tem uns azulejinhos quebrados, mas eu conheço uma loja de azulejos antigos, já separei um pedaço e vou lá comprar o que falta, como vocês podem ver o azulejo é muito bom, a parte hidráulica foi reformada na última vez que mexeram, porque era tudo antigo, mas agora já não tem mais problema, mexer com hidráulica é caro e isso já foi feito.
Uma cozinha de azulejos cor-de-rosa, muito rosa, inteirinha rosa. Velha de tudo, destruída. O mais fácil seria arrancar tudo e revestir de novo.
- Você pode pôr uma mesa nessa cozinha, ou na sala, olha que sala grande, dois ambientes, a cozinha também é grande, você não vê mais isso por aí.
Continuávamos a ver por educação.
- Olhem só esses quartos: tem armário embutido, a porta está um pouquinho torta, mas já combinei com o pedreiro (?), ele vai arrumar isso, já providenciei tudo, assim que vender o apartamento(??) vou gastar uns quatro mil com a reforma, pouca coisa, é só dar um jeitinho no que o inquilino estragou, o resto está muito bom.
O armário dava medo. Um monstro poderia ter se criado lá.
Tudo visto, corremos para a saída.
- Vejam só, aqui tem 75 metros quadrados, é um lugar muito bom, pertinho da delegacia, o apartamento é ótimo, fizeram uma reforma há vinte anos, agora é só pintar e consertar umas coisinhas que o inquilino estragou, o banheiro, por exemplo, acho que quebravam coco aqui dentro, por isso o piso ficou assim...
Desfazendo-se.
- A senhora quer 110 mil pelo apartamento?
- Isso mesmo, abaixei o preço por causa da reforma.
- Então tá, qualquer coisa eu volto a ligar, obrigada...
- Eu não lembrava de você, depois lembrei, falei para vir antes das seis porque tenho massagista, estou com dores no joelho já há alguns dias, tenho osteoporose, estou fazendo tratamento e o médico receitou massagens...
- Ahhh...
- Sabe, com cada idade tem que se tomar alguma coisa, é bom tomar muito leite de soja a partir dos trinta para não sentir calor na menopausa, a soja evita o calor, mas ninguém ensina essas coisas na escola, deveriam ensinar que é bom tomar iorgute (sic), leite de soja, ensinar a tratar da saúde, e não essas coisas inúteis que a gente não usa para nada...
- Obrigada, viu...
- Eu vou descer também, idade é fogo, vocês verão quando chegar a hora.
Finalmente, o elevador!
- Liguem-me se quiserem comprar...
- Tá.
- Não adianta, eu falo para todo mundo: apartamento de luxo é caro mesmo.
Depois dessa sábia consideração, ficamos a discutir: ela achava que o apartamento dela era de luxo ou que estava uma pechincha? Fosse o que fosse, não era exatamente de massagista que ela precisava...
8 comentários:
É uma situação constrangedora... Já passei por isso com uma casa ultra-maquiada... Vi uma foto no site e fui lá pra conferir... Toda imunda com umas caracas no canto e um cheiro insuportável de mofo...
HAHAHAHAH! Eu ri tabtio aqui, vixi que mulher mais doida. A parte do armário é a melhor, chorei de tanto rir aqui!
Mas, boa sorte aí na busca de seu novo apartamento, linda!
Beijos
Tem cada furada mesmo... apartamento de luxo... chega a ser engracado. Afinal temos q rir da falta de nocao dos outros. Só a sua rápida descricao me deu pavor do apartamento.
Boa sorte na procura! Espero q vc encontre onde vc se sinta em casa.
Bjks,
Roberta
Sabe de uma coisa?
É em horas como essa que eu penso: "Bom, se o inferno existe, esse lugar é a ante-sala" (e pior, essa tem recepcionista...)
Mas, não nos desesperemos. Vamos afogar as mágoas no leite de soja!!
qdo é que sai o livro???
ADOREI!
tô rindo sozinha!
Ah, então a senhorita esta buscando apartamento? Que beleza!
Hahah eu fiquei aqui imaginando cada situação que você descreveu e dando boas risadas.
"enrolados em volta de toda a cabeça, com vários grampos."
Eh a Dona Florinta, meu!
Hauehueaheauaheu!
Karina, desejo boa sorte neste ano!
Feliz 2009 (muito atrasado, eu sei)
E boa sorte também na busca do novo AP.
Beijo! =D
Até comprar meu amado, querido e reformado apartamento eu visitei 150 unidades em um mês. As vezes só podia fazê-lo aos fds...
Então vc ´faz uma idéia do que vem pela frente nos seus sabados e domingos, né?
Boa sorte!
Postar um comentário