segunda-feira, 28 de julho de 2008

Pequena crônica para um casamento



Último sabado foi o casamento da minha amiga Emilia. Ela havia me pedido para ler uma poesia na cerimônia; pesquisei algumas e resolvi escrever algo também. Não foi uma poesia, mas acabou sendo o texto escolhido por ela para eu apresentar. O texto foi baseado em uma conversa que tivemos sobre casamento, vida a dois, etc. Tirando meu nervosismo de falar em público, foi bem legal, não engasguei e consegui ler até o final. Bem legal também foi o casamento dela; já tinha um tempo que eu não ia numa festa tão boa assim. Lá vai o texto:


"A gente passa um tempão procurando alguém. A gente nasce para fazer um monte de coisas e nos intervalos, o que fazemos? Procuramos alguém. Nessa busca experimentamos, tropeçamos, quase achamos, até que surge a certeza. E vou ser sincera: é uma certeza escorregadia, vez ou outra duvidamos em alguns minutos do dia, mas ela ganha força e se solidifica enquanto conhecemos o outro.

O outro. Dia a dia o estranhamento evanesce e esse outro vai devagar fazendo parte de nós. Invade pensamentos aos poucos e, quando nos damos conta, já não é mais tão outro e já invadiu nosso coração. E a essa pessoa queremos dedicar nosso sorriso, nosso olhar, nosso melhor. E queremos dedicar a mais preciosa atenção e um dos maiores tesouros que possuímos: nosso tempo, vertido em cada minuto juntos. Para isso, movemos céus e terras a fim de encurtar distâncias, de diminuir despedidas, a fim de se dizer “bom dia” tendo passado a noite em companhia um do outro. Mais do que o tempo, queremos dividir o espaço e às vezes contrariar as leis, ocupando o mesmo espaço que outro corpo.

Mas a vida não facilita. Nem um pouco. Conviver é difícil e requer uma lapidação diária da nossa alma. A entrega pede paciência e aceitação – e não aceitar também, por que não? Esse alguém a quem tanto buscamos precisa ajustar-se a nós, e nós a ele. O que faz a diferença, o que torna os ajustes possíveis é o que os permeia, o que suaviza cada espinho e muda nosso olhar diante de todos os obstáculos: o amor.

Não falo do amor piegas. Muito menos da paixão e suas ilusões. O amor não esfria ou se esconde com o tempo. O tempo pode ser a maior prova da existência do amor. É depois do tempo transcorrido que olharemos para trás e saberemos. É durante seu passar que sentiremos. É desejando estendê-lo pelo futuro, tendo junto quem escolhemos, que comprovaremos. O amor pode tornar nossa rotina tranqüila em meio ao caos e nos mostrar que mesmo aquilo que parece ser uma das mais difíceis provas do ser humano – a convivência com outro ser – pode também ser uma das mais gratificantes experiências da vida."


17 comentários:

ann* disse...

Caiu exatamente como uma luva para mim!
Hoje mesmo caí na dúvida do amor e 3 segundos depois, obtive a certeza!
:)
E nem me fale em distância, ele mora em Portugal. É difícil!

Fiquei com os olhos marejados, muito lindo!
Beijo

http://sickyouth.blogspot.com

Anônimo disse...

Nossa! por essas e outras que eu considero a fala a segunda maior invenção do homem!(primeiro a música).

Muito lindo, lê no meu casamento??? :D

ann* disse...

Oi Karina! Obrigada pelo post e pode adicionar sim!
Adorei o seu texto, como citei aí em cima e então também gostaria de te o teu blog como blog amigo!

Beijos!

Roberta disse...

Parabéns à sua irmã pelo casamento.
Naty e eu tbm postamos uns 5 textos de uma seqüência chamada "Crônicas de um casamento", só q os textos n eram, digamos, mto felizes. hehe
Pois bem, qd eu queria ser freira (eu queria e me orgulho disso), as pessoas ficavam escandalizadas com eu n querer casar, como se casamento fosse mto fácil. "Conviver é difícil e requer uma lapidação diária da nossa alma. A entrega pede paciência e aceitação" , como vc mesma disse. Eu n tenho esse dom, abraço o solteirismo e sou feliz assim. Até pq é mto difícil eu me interessar por alguém e vice-versa. E... como já conversamos antes, nós 2 n somos NADA adeptas de pegação :-)
Um abraço!
Roberta

Anônimo disse...

Seu texto ficou muito bom,e explica exatamente "as fases" que nós passamos,um texto verdadeiro porem simples e muito profundo. :)
Lê ele no meu casamento[2] ? rs

Beijokas.

Hélio disse...

Caramba! =)
Imagina a emoçao de ler / escutar este texto em um casamento!

Emocionante, de verdade!

Bjo e parabéns por ter conseguido ler em público sem problemas!

Jonatas Fróes disse...

Achei bacana o texto! Com certeza ele tira algumas dúvidas e adiciona algum ânimo extra aos recém-casados e convidados que o ouviram.

;*

http://musica-holic.blogspot.com/

Marcos Lima disse...

Assim como muita coisa na vida, casamento e relação amorosa também é complicada!!

Gostei muito do texto e imaginei vc lendo lá na frente. Também já fiz isso, só que na Igreja, no aniversário da minha ex-escola!!

Beijo

http://senhor-do-tempo.blogspot.com

Erich Pontoldio disse...

Lindo texto heim ... ta de parabéns.

Um relacionamento a 2 só é possível quando existe harmonia entre as partes ... se não for harmonico nada funciona.

Flá Romani... disse...

Que maravilhoso o texto. Vc escolheu muito bem... parabéns

Fabio disse...

belo texto, mto bom!

Dário Souza disse...

Quando eu casar quero voce la beleza ??

hauahauahaua

xD

Marcos Costa Melo disse...

Bonito texto. Casar é bom, pelo menos no começo...hehe :)

Luiz Carlos disse...

Muito bonito o texto...Parabéns!!
Foi uma boa escolha mesmo.

Abraços

Raphael disse...

Distância... A solidão me faz companhia... Malditos 280km que separam Recife de Natal. Ainda não me casei, mas pretendo tê-lo feito até 2010. Mas a distância, a distância...

Ronaldo disse...

oi,
eu tinha lido, mas na hora de comentar tive um problema de conexão.

Uma coisa que digo sempre sobre o amor é

A MEDIDA DE AMAR É AMAR SEM MEDIDA

aonde a gente tem que saber fazer tudo ou quase tudo por amor

bjsss

Lara Coninck disse...

Querida Karina,

As suas palavras no casamento de minha prima foram mágicas!!!
Agradeço por ter proporcionado a todos os meus familiares ouvir tão belas palavras!!!

Beijos
Lara