terça-feira, 9 de setembro de 2008

Excentricidades de um município



Eu nasci em São Paulo, bem pertinho da Avenida Paulista. Cresci aqui nessa cidade de fatos e pessoas estranhas. Muita gente já escreveu sobre São Paulo, mas eu gostaria de registrar algumas impressões sobre esse local singular, onde é possível se ver de tudo um pouco - e ainda um pouco mais.

Há coisas por aqui que não entendo. Por exemplo, quando passamos pela lateral da Catedral da Sé. Eu já havia visto gárgulas exóticas, como as do Palácio das Indústrias, no Parque Dom Pedro, que são em forma de cachorro magro uivante. Mas as da Sé são em forma de sapos. Isso mesmo: sapos, e ninguém sabe explicar o porquê de sapos estarem numa parede lateral externa da igreja. Assim como outro fato curioso sobre igrejas: os signos do zodíaco no Mosteiro de São Bento. Quem entra no mosteiro vê, no teto, os doze signos do zodíaco pintados. E pelo o que sei em minha vã ignorância, a igreja não aprova a astrologia...

Outra coisa incrível que vemos por aqui são os nomes de ruas. Há nomes singelos, curiosos e absurdos. Temos a Rua do Bucolismo, próxima à Rua Alegria – e entre elas uma unidade do que se chamava FEBEM e hoje chama-se Fundação CASA. Há várias homenagens à música: Rua da Música Aquática, da Música da Bruma, Travessa Música de Boa Noite, Travessa Música do Dilema, Rua Música Leve, Música Misteriosa e Música Outonal. Para quem não acredita, é só consultar o guia (porque ir in loco não recomendo; quanto mais estranho e fofo o nome, mais longe a rua). As danças também são homenageadas: tem a Rua Dança Brasileira, a da Dança Cigana, Dança Crioula, Travessa Dança da Canoa, Dança das Borboletas, das Luzes, das Horas, do Cavaquinho, de São Gonçalo, do Fogo, do Manjericão, do Pajé, dos Sabres, dos Sete Véus; Rua Dança Inacabada (o parceiro fugiu?), Danças Caipiras, Danças Húngaras e Rua Dança de Anitra (quem?). Ufa! E não pára por aí. Já estive na rua-trocadilho Armando Pinto. Na Rua Céu Vazio (hein?). Na Praça Chá da Alegria (imagine se esse chá não é nenhuma substância ilícita...). Rua Chamatu (eu não!). Rua Cismas do Destino. Rua Brinco de Príncipe. As Travessas Coração Entristecido e Coração Selvagem. Rua Sol da Meia Noite. E a mais absurda: Rua Lembranças do Futuro! Será que foi Arnold Schwarzenegger quem a batizou?

Isso sem contar nomes de bairros como Jardim Shangrilá, Filhos da Terra (batatas?), Vila Nhocuné, Jardim Fada, Jardim dos Bichinhos, Jardim do Tiro (esse é bom)... Agora imagine o cidadão que mora num lugar com esses nomes na hora em que precisa dizer o endereço... Sempre deve ouvir piadinhas infames...

As placas de comércio também eram um capítulo à parte por aqui. Com a nova lei da prefeitura, ganhamos uma cidade mais limpa e perdemos um pouco de diversão. Não me esqueço de uma da academia do bairro onde eu morava: “Temos Curso de Medo D´água”. Era tudo o que eu precisava! Que graça tem nadar sem medo? O interessante é o frio na barriga na hora de pular na piscina! Natação com emoção!

Essa cidade tem muita coisa que surpreende qualquer um, nas quais podemos prestar atenção quando não estamos preocupados com o horário ou com o sujeito suspeito que nos segue. Coisas “estranhas” como grilos nas noites do Brás ou maritacas no centro do Centro, bem na Praça da Sé. Coisas que, às vezes, nos distraem de tantas tristezas e misérias que nem sempre podemos mudar, vistas todos os dias pelas ruas de São Paulo.

25 comentários:

Teresa D'Aprile disse...

Karina
Eu sempre dou uma lida no seu blog e acho muite interessante.Esta ultima met´eria está bem legal.
beijo
continue escrevendo mas não esqueça da sua Caloi.
beijo grande
Teresa do Saia na Noite.

Juliana Farias disse...

São Paulo, me aguarde! Estarei indo praí em breve!
rsrsrsrs

São Paulo, para uma carioca às avessas como eu, é um lugar lindo, dinâmico, promissor... cultural, iluminado, multicultural... uma verdadeira torre de babel.


Amei os 5 dias que passei aí ano passado e quero passar mais este ano ainda...

eu moro no Rio, mas não são as belezas naturais que me prenderão aqui... não mesmo!

Ronaldo disse...

sempre passo por ruas e fico tentando achar algo novo, e sempre acho, é interessante isso, parece que a gente não cosnegue ver sempre as coisas que estão no mesmo lugar, ainda mais aqui em São paulo, parece que a cada psicada é uma mudança

Leonardo disse...

Muito bom o texto...

Abraços!

no disse...

HSAUHSUAHSUAHSUA

Que sem noção! Quem será que dava nomes pras ruas? Aqui na minha cidade, o nome de uma das ruas é Rua Furada, e a gente descobriu que era porque há muuuuito tempo atrás, tinha um poço no meio da rua ;)
Depois, pra asfaltar, eles tiveram que cobrir, mas o nome ficou \o/

Enfim, sempre tem um motivo

hsauhsuahsa


http://caleidopizza.blogspot.com

Juliana Farias disse...

Faço Jornalismo... sou jornalista!
Este texto do meu blog é uma divulgação que estou ajudando fazer para um nobre colega de profissão!

;)

beijos! ahh, vou cobrar as dicas, ein?

Unknown disse...

O texto está otimo..Realmente SP é uma cidade bem estranha, porém encantadora

Guilherme disse...

Nao conheço Sao paulo ainda, moro no interiorzao, gosto daqui, mais gostaria muito de visitas cidades assim.


Site Infomaniaco

Erich Pontoldio disse...

Cidade dos contrastes ... ruas com nomes impronunciáveis e bairros e vilas tão pequenos que nem teriam sentido de existir.

Caio Rudá de Oliveira disse...

Nunca fui em São Paulo, mas vejo que certas excentricidades não são singulares dela. Até mesmo pequenas cidades têm um pouco de estranho e incompreensível.

Sem querer apaguei um comentário que você fez no meu blogue... desculpa!

"O Autor", disse...

Acho que não sobreveviria em Sãp Paulo! ^^

Erich Pontoldio disse...

Olá ... passa no link abaixo que tem selo pra vc no blog 30 e poucos anos

http://algunstrintaanos.blogspot.com/2008/09/recebi-o-selo-do-prmio-dardos-da.html#links

Erich Pontoldio disse...

Oi Karina ... tbm sou novato nesse lance de selos mas eu acho que vc pode me indicar de volta sim.
Qto a colocar o selo no blog vc pode colocar no post e na lateral

Qta a pergunta mais importante ... : depois de fundir a cuca filosofando sobre a tostines, o que tenho a dizer é :
" se separado escreve tudo junto e tudo junto escreve separado, deve ser por isso que não conseguimos descobrir se a Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho por que vende mais"

Noooossa que viagem.

Hélio disse...

Karina, o seu texto fez aumentar ainda mais a minha saudade por Sao Paulo.

Realmente única.

Poxa, tanta coisa pra ver aí.
Passear pelo centro por sí só já é um "rolé" completo.

Eu morava perto de uma rua que se chamava Brasil! Isso mesmo, Rua Brasil. E outra que se chamava Navio Perdido. Juro. Haeoiheaoiaehoi e no fim dela outra rua, Estrela Solitária.

Interessantíssississimo. =)

Bjo =)

Diego Denega disse...

Muito bom, aumentou meu conhecimento e meu fascínio por São Paulo...sou de Curitiba, todas vezes que vou aí, fico impressionado com essa cidade, de formas positivas e negativas!

Jonatas Fróes disse...

Poxa, estou te devendo uma visita a um tempão! To pra passar aqui, mas a falta de tempo livre pra mim tá dureza, não dá pra comentar com calma e mal consigo responder os comentários lá do blog.

Antes de falar do post, quero dizer que realmente não havia recebido seu e-mail, mas que aproveitando o momento, já estarei te linkando lá novamente ;)
Desculpa a demora pra responder, não foi negligência, só correria e memória ruim.

Agora vamos lá: Eu não reparo em nomes de rua, sou péssimo pra lembrar deles hahahaha... Mas realmente você citou alguns nomes interessantes e curiosos ai no meio. E bom, tenho um amigo que mora lá no Jardins Filhos da Terra, e ele não se parece muito com uma batata (Já com um rabanete... Enfim...)

Essa dos sapos, nunca tinha reparado também. Acho que sou muito distraído. Passo quase todo dia ali perto e nunca parei pra prestar atenção. Coisa bizarra O_O
Nem sabia que haviam gárgulas por aqui hahahahaha... O mais desatento de todos. E essa parada de astrologia, se bem me lembro, não é aceita pela igreja católica não, mas outras religiões a permitem. Como aqui no Brasil todos os dogmas e conceitos chegam tortos e imprecisos, normal que exista uma catedral com os símbolos do zodíaco xD

;*

Musikaholic

Neuro-Musical disse...

Sou Paulista de Santo André a amooo SP, maas infelizmente nao moro mais laah...

Agraa eu to em MG

Akiii o povo d SP é muito grande, mas eh mtooo satirizaadoo...

"SP sooh tem ladrao..."

Eh q eles naao sabem qntas riquezas tem SP

http://mundop-o-p.blogspot.com

Ghosturbo disse...

Essas curiosidade eu não conhecia, só faltou uma travessa do Trasgo. Se eu fosse fazer um bairro também só colocaria nome esquisito de rua, facilita na hora de lembrar.


http://blogdoignorante.blogspot.com/
Uma opinião ignorante sobre tudo.

. disse...

Não conheço São Paulo com muitos detalhes! Esse texto me ajudou a ter ideia de como é parte da cidade. hehe

Valeu

Anônimo disse...

sao paula e minha terra, o lugar onde nasci, onde criou em mim angustia, medo, alegria, sonho e possibilidade, tudo num lugar so!

Anônimo disse...

Gostei muito da sua postagem.

SP. tem coisas que misteriosas.. rsrs
Á correria do dia a dia não nos deixa perceber nem tentar decifrar os mistérios de SP.

Eu já passei varias vezes em frente a jgreja e nunca tinha reparado no sapo ..
Tb fiquei bastante curiosa .. qual será o significado desse sapo ai..
Se descobrir me conte hem?? srsr

Abç..

Unknown disse...

Concordo,
Nasci em S.Paulo mas hoje resido na Praia Grande.
Ai realmente tem coisas ...e...coisas...ehehe
No Bairro do Jardim S.Paulo onde nasci tem uma rua :
NUNO PINTO...
ehehehe...como pode...sera que a minha mente é poluida.....
Abraços e parabéns pelo texto e pelo Blog, gostei.

Ellen Regina disse...

Só fui a São Paulo uma vez e voltei no mesmo dia. A coisa q mais fiz foi andar de metrô pra cima e para baixo. Foi uma aventura e tanto.

O seu texto mais uma vez está bem legal e divertido. Faz parecer q tudo depende da perspectiva em q se olha um mesmo local.

sacodefilo disse...

Karina,

Você é privilegiada. São Paulo é uma crônica em cada canto. Esse tema dá pano para manga. Se pegar uma rua, se faz um conto, de um bairro, se faz um romance... mais de dois bairros, se faz uma novela do Silvio de Abreu... rs

Se se pega um detalhe, se faz uma poesia, ainda que seja uma poesia concreta com as suas esquinas.. . parafraseando Caetano.

Você também ganhou um leitor...
Você escreve bem mesmo.
Abraços

Unknown disse...

Prima adorei seu texto sobre os nomes das ruas, quando comecei a trabalhar, meu primeiro emprego foi em uma imobiliária, sabia o nome de várias ruas e achava isso o máximo... imagina agora dirigindo (HUHUHU ninguém me segura), como era muito novinha, naquela época comecei a trabalhar com 14 anos, (faz tempo hein!!!), achava engraçado o nome da rua de rua Sergipe, rua Maranhão, nome de estados em rua e seu texto me fez lembrar dos nomes bonitos das ruas como rua da Alegria, quem não queria morar na rua da Alegria???, agora os nomes de ruas estranhos e controversos que você citou, você fez comparações interessantes, adorei ler mais uma vez parabéns....